Já declarou seu Imposto de Renda em 2022? A data-limite é 31 de maio e você precisa ficar de olho para não cair na temida malha fina. Mas fique tranquilo: preparamos algumas dicas para você fazer seu IR de forma correta.
1. Não informar a fonte pagadora: muitos colaboradores, quando são demitidos ou pedem demissão, esquecem de pedir o Informes de Rendimentos do ano anterior e acabam declarando somente os valores do emprego atual, correndo o risco de caírem na malha fina.
2.Incluir dependentes de forma indevida: não é qualquer pessoa que pode ser incluída como seu dependente. Só podem ser incluídos cônjuge ou companheiro, filhos ou enteados até 21 anos ou incapazes de trabalhar ou que cursem ensino superior ou técnico até os 24 anos. Pais, avós e bisavós também estão na lista, além de irmãos, netos ou bisnetos sob a guarda judicial do contribuinte até os 21 anos ou quando incapacitados.
3. Ocultar informações bancárias: esquecer algum dado ou documento pode ser crucial e te levar para malha fina. Confira todas as informações exigidas pela Receita e cheque todos os itens, para que nenhum fique de fora na hora de informar os rendimentos do banco.
Lembrando que a declaração de IR deve ser entregue até dia 31 de maio e a sua previdência privada é uma maneira de pagar menos impostos.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "3 erros comuns que levam à malha fina"