Com o passar do tempo, tem-se notado que, muitas vezes, a Geração Z parecer mais envelhecida do que os Millennials. A Geração Z são os nascidos entre 1997 e 2012, enquanto os Millennials são aqueles nascidos entre 1981 e 1996. Esta ganhou força com uma trend do TikTok que comparava famosos das duas gerações: enquanto os Millennials, com seus 30 e poucos anos, aparentavam ser mais jovens, os famosos da Geração Z, com seus 20 e poucos anos, pareciam mais velhos.
De fato, as duas gerações, embora próximas, estão envelhecendo de maneiras diferentes. Um dos indícios para essa aparente diferença é que a Geração Z, diferentemente dos Millennials, já cresceu com o acesso às redes sociais. Em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail, Suzanne Ferree, médica sênior da Vine Medical Associates, relaciona o envelhecimento da Geração Z a alta exposição às redes sociais. Segundo ela, a maioria cresceu as redes fazendo parte de suas vidas, o que é um ambiente de grande comparação de vida e aparências, podendo gerar uma sensação de estresse prolongado. Além disso, citou também o aumento do uso de cigarros eletrônicos pelos mais jovens, o que acelera o envelhecimento da pele e causa mais danos do que o cigarro tradicional.
Este mundo online trouxe consigo novos padrões sociais, de beleza e de hábitos, os quais têm impactado na qualidade de vida. Segundo Joney de Souza, especialista em medicina estética em Londres, ressalta que essa juventude que já nasceu conectada procura mais tratamentos e recursos estéticos na internet, e é a que mais realiza essas intervenções do que os Millennials. São procedimentos como preenchimentos, harmonizações faciais, sobrancelhas permanentes, cílios, maquiagem, entre outros. Estes, quando realizados em conjunto, podem dar um aspecto de envelhecimento em pessoas com menos de 20 anos. Já os Millennials, segundo Joney, foi talvez a geração mais incentivada a ter hábitos saudáveis, como exercícios físicos e boa alimentação.
Além disso, a alta exposição a telas, que alteram a qualidade do sono, pode ter impactado, assim como a baixa qualidade dos alimentos e o crescimento do consumo de fast food. É difícil apontar apenas uma causa, mas serve como um ponto de alerta para a adoção de maiores cuidado com a saúde. Mais do que uma questão de aparência, os maus hábitos, ou o excesso de procedimentos estéticos como os citados neste texto, podem ter um impacto negativo na saúde.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "Por que a Geração Z está envelhecendo mais rápido?"