De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central publicado na última segunda-feira (17), o mercado financeiro projeta que a taxa Selic deve baixar para 12,5% até o final deste ano. Esta seria a primeira redução desde outubro de 2021. Atualmente a taxa está em 13,75%.
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central. A redução da taxa Selic significa que o custo do dinheiro é diminuiu, o que pode estimular o consumo e o investimento na economia.
Quando a taxa Selic cai, isso pode afetar diversos setores da economia. Em geral, a redução da taxa incentiva o consumo, pois os juros dos empréstimos ficam mais baixos, o que pode estimular as pessoas a adquirirem mais crédito e consumirem mais.
Por outro lado, a redução da taxa Selic pode ter um impacto negativo sobre os investimentos em renda fixa, como os títulos públicos do Tesouro Direto, que podem oferecer retornos menores em termos de juros.
Por isso, é importante que os investidores e consumidores estejam sempre atentos às mudanças na taxa Selic e avaliem as oportunidades e riscos de cada investimento ou compra que pretendem fazer.
O Boletim Focus também apontou estimativa de inflação para 2023. A previsão para 2022 passou de 5,98%, na semana passada, para 6,01% nesta semana. Há quatro semanas, estava em 5,95%. A expectativa para 2024 também apresentou uma leve alta, saindo de 4,14% para 4,18%.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "Taxa Selic deve cair para 12,5 até o fim de 2023"