Cuidar da saúde não tem hora nem lugar. Cuidados preventivos fazem parte da receita de sucesso de muitos países que investem pesado em medicina preventiva, incentivando as pessoas a visitarem seus médicos regularmente. Como sabemos o câncer é uma das enfermidades mais temidas, mas hoje existem diversas formas de tratamento e até mesmo prevenção.
Como estamos no mês de novembro, você já deve ter ouvido falar na Campanha Novembro Mundial, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância fazer o exame de toque para detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens, levando à morte 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos um homem morre no Brasil devido a complicações do câncer de próstata.
O diagnóstico precoce é primordial para garantir a cura do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista anualmente. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados através dos exames como o de toque de retal, biópsias e ultrassom transretal.
Geralmente, a fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Nesta fase, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Para incentivar os cuidados preventivos na população masculina, que estatisticamente costuma cuidar menos da saúde do que a feminina, neste mês queremos reforçar a importância de prevenção ao câncer de próstata. No entanto, medidas preventivas e o acompanhamento médico regular devem ser realizados durante o ano inteiro, e não somente quando algo parecer errado. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, então o acesso ao acompanhamento médico é questão de planejamento e autocuidado.
Se você já está na faixa recomendada para realizar o exame de toque, procure um médico agora mesmo e faça os seus exames ou alerte seus amigos e familiares para que não descuidem da cidade.
Para saber mais sobre o assunto, acesse: https://www.gov.br/inca/pt-br
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem"