Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem

Cuidar da saúde não tem hora nem lugar. Cuidados preventivos fazem parte da receita de sucesso de muitos países que investem pesado em medicina preventiva, incentivando as pessoas a visitarem seus médicos regularmente. Como sabemos o câncer é uma das enfermidades mais temidas, mas hoje existem diversas formas de tratamento e até mesmo prevenção.

Como estamos no mês de novembro, você já deve ter ouvido falar na Campanha Novembro Mundial, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância fazer o exame de toque para detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens, levando à morte 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos um homem morre no Brasil devido a complicações do câncer de próstata.

O diagnóstico precoce é primordial para garantir a cura do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista anualmente. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados através dos exames como o de toque de retal, biópsias e ultrassom transretal.

Geralmente, a fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Nesta fase, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.

Para incentivar os cuidados preventivos na população masculina, que estatisticamente costuma cuidar menos da saúde do que a feminina, neste mês queremos reforçar a importância de prevenção ao câncer de próstata. No entanto, medidas preventivas e o acompanhamento médico regular devem ser realizados durante o ano inteiro, e não somente quando algo parecer errado. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, então o acesso ao acompanhamento médico é questão de planejamento e autocuidado.

Se você já está na faixa recomendada para realizar o exame de toque, procure um médico agora mesmo e faça os seus exames ou alerte seus amigos e familiares para que não descuidem da cidade.

Para saber mais sobre o assunto, acesse: https://www.gov.br/inca/pt-br

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



7 de novembro de 2023

0 respostas em "Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!