Caminhadas ao ar livre: seriam elas as novas aliadas para quem deseja parar de fumar?

É natural buscarmos mais saúde, e dentre as práticas saudáveis está o abandono de um dos piores hábitos para se ter com a própria saúde: o do fumo.

Ainda estamos no início de um novo ano, o que significa, para muitos, novas chances de transformar os próprios hábitos e, consequentemente, a própria vida. É natural buscarmos mais saúde, e dentre as práticas saudáveis está o abandono de um dos piores hábitos para se ter com a própria saúde: o do fumo.

Sabemos que não é um processo simples, que dirá fácil, portanto, toda estratégia que ajude já pode fazer muita diferença. E a boa notícia é que, recentemente, uma pesquisa recente realizada pela renomada Universidade de Innsbruck, na Áustria, trouxe à tona uma descoberta intrigante: caminhadas rápidas de apenas 10 minutos podem ter um impacto significativamente positivo na redução do desejo de fumar.

O estudo envolveu a participação de 16 indivíduos que faziam uso do cigarro, os quais foram divididos em três grupos distintos. Cada grupo foi submetido a uma intervenção diferente: uma caminhada rápida de 10 minutos ao ar livre, uma caminhada similar em esteira, e um grupo de controle que permaneceu em repouso. Durante o período de abstinência noturna, os participantes foram solicitados a relatar seus desejos, sintomas de abstinência e estados de humor antes, durante e após as intervenções.

Surpreendentemente, tanto as caminhadas internas quanto as externas demonstraram uma notável redução nos desejos e sintomas de abstinência em comparação ao grupo de controle. No entanto, as caminhadas externas se mostraram ainda melhores: houve uma diferença marcante nos grupos que realizaram caminhadas ao ar livre em relação aos que as realizaram em ambientes controlados.

Os participantes que se engajaram em caminhadas ao ar livre apresentaram um período de abstinência mais prolongado antes de retomar o consumo de tabaco, em comparação aos que se exercitaram em ambientes internos. Além disso, o tempo decorrido antes do próximo cigarro foi consideravelmente maior no grupo que se exercitou ao ar livre.

Mesmo com uma perspectiva promissora, esse estudo demonstra apenas uma parcela da mobilização de consciência sobre os males do tabaco: o combate ainda tem muito caminho pela frente. Precisamos reconhecer que o tabagismo continua sendo uma questão significativa de saúde pública em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por milhões de mortes anualmente e está associado a uma variedade de doenças graves, como câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim etc.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender completamente os benefícios das caminhadas de curta duração na redução do desejo de fumar, os resultados deste estudo destacam o potencial de uma abordagem simples e acessível para apoiar aqueles que desejam abandonar o tabagismo.

Ainda assim, é fundamental lembrar que vencer o tabagismo requer uma abordagem holística, ou seja, requer suporte médico e recursos adicionais para garantir resultados duradouros e positivos para a saúde.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



0 respostas em "Caminhadas ao ar livre: seriam elas as novas aliadas para quem deseja parar de fumar?"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!