Dia do aposentado (guia do aposentado: o que todo aposentado deve saber)

“Aposentadoria”: um termo que dá nome a um dos períodos mais desejados pelos cidadãos brasileiros”. De fato, é um momento que envolve descansos merecidos, realizações de sonhos e novos capítulos na vida. É tempo de escrever outras histórias!

Foto: Freepik

Porém, dentro desse processo, é muito comum o surgimento de dúvidas e o desconhecimento de informações que são importantes para benefício dos aposentados. Muitos indivíduos ainda não sabem que possuem direitos específicos, como por exemplo, de:

– Acumular ‘pensão por morte’ com a aposentadoria: ao contrário do que muitos pensam, que após a reforma esse acúmulo não acontece mais, ele ainda acontece, mas de uma forma diferente. Nesse caso, o benefício que for de maior valor é pago em sua totalidade, enquanto o benefício menos vantajoso é reduzido em parcelas conforme o número de salários-mínimos contido no valor em questão;

– Sacar o FGTS: aposentados podem sacar seu FGTS mensal ou integralmente, sem prejuízo de eventuais direitos e multas que poderão receber no caso de demissão sem justa causa posteriormente;

– Continuar com o plano de saúde: trabalhadores que contribuíam parcialmente com o pagamento mensal do plano de saúde, ao se aposentarem, possuem direito de continuar com o convênio, assumindo a cota que o empregador pagava. Obs.: ele não poderá mais recontratar o plano se não escolher essa opção no momento da rescisão;

– Ter prioridade na restituição do Imposto de Renda: aos 60 anos ou mais, há prioridade para receber a restituição do IR, e inclusive para corrigir falhas na declaração;

– Quitar um imóvel financiado em caso de invalidez: se o contribuinte possui um imóvel financiado, a aposentadoria por invalidez garante não só o benefício previdenciário, mas também a quitação de seu imóvel, caso ela ocorra. Obs.: é preciso conferir o contrato de financiamento.

– Ter transporte urbano e interestadual gratuitos: acima de 65 anos de idade, é possível andar gratuitamente de ônibus, trem e metrô, e a faixa etária pode até ser menor em algumas cidades. No caso das viagens interestaduais, duas vagas em cada veículo de transporte devem ser reservadas para idosos com 65+ e renda igual ou menor a dois salários-mínimos. Obs.: No ato da compra de passagens deve-se apresentar documento com foto e comprovante de renda.

Foto: Freepik

Acessar essas informações é um passo muito importante para viver a experiência da aposentadoria de forma mais completa e ativa. Não esqueça de compartilhar este artigo com amigos e familiares que também precisam saber dessas informações (antes que percam chances de aproveitar esses benefícios!).

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



24 de janeiro de 2024

0 respostas em "Dia do aposentado (guia do aposentado: o que todo aposentado deve saber)"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!