Educação financeira começa em casa: veja 5 maneiras de ensinar seus filhos sobre o assunto!

Ainda que muito importante, a educação financeira ainda não deixou de parecer um tópico controverso no nosso país. Mesmo que existam famílias e entidades comprometidas em responsabilizar nossos jovens nesse aspecto, os resultados da falta de educação financeira ainda são muito aparentes no nosso país.

Em abril de 2023, 78,3% das famílias brasileiras possuíam dívidas, acima dos 77,7% de 2022, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Já em relação aos cartões de crédito, o Banco Central informou em 2022 que o número de clientes endividados havia chegado em 84,7 milhões, sendo 30,9% maior do que em 2019. Altos números de endividamento são o espelho do conhecimento financeiro dos indivíduos, ou melhor, da falta dele.

Não é uma questão simples de ser solucionada, mas com certeza uma das principais e mais antigas manobras para combater a desinformação econômica e financeira é a educação em casa. E, se existem seres com mais sede de informação do que crianças e adolescentes em desenvolvimento, desconhecemos! Por isso não deixe de ter não só conversas, mas também de incluir dinâmicas financeiras com seus filhos. Sem ideias? Te ajudamos!

1. Inicie uma conversa aberta sobre finanças

Explique por que é importante gerenciar o dinheiro com sabedoria e como isso pode ajudá-los a alcançarem seus objetivos. Use sempre uma linguagem acessível para a idade deles e esteja aberto para responder a todas as perguntas que possam ter.

2. Estabeleça metas financeiras claras

Ajude seus filhos a definirem metas financeiras claras, como economizar para uma viagem específica ou para comprar algo que desejam há muito tempo. Isso os ajudará a visualizar o objetivo final e a se manterem motivados para economizar e administrar o dinheiro de forma mais responsável.

3. Criem um orçamento juntos

Sentem-se e criem um orçamento realista. Liste todas as despesas necessárias, como contas mensais e despesas escolares e reserve uma quantia para economias e diversão, como viagens ou outras atividades de lazer. Ensine-os a priorizar seus gastos e a fazer escolhas inteligentes sobre onde gastar seu dinheiro.

4. Celebre as conquistas financeiras

No dia a dia nos esquecemos de celebrar nossas conquistas, mas lembre-se de celebrar especialmente as conquistas financeiras de seus filhos. Reconheça e elogie seus esforços e dedicação. Isso os incentivará a continuar praticando bons hábitos financeiros e os ajudará a desenvolverem uma relação saudável com o dinheiro.

5. (Dica bônus) Crie o planejamento completo para uma viagem

Assim como a criação de um orçamento para qualquer que seja a finalidade, planejar uma viagem tem características únicas, porque é preciso planejar desde o voo até o hotel, alimentação e passeios. Dê essa tarefa aos seus filhos, para que escolham o local da viagem e orcem todos os itens e itinerário da viagem. Trará uma grande noção de como o planejamento é decisivo nesses momentos.

Trazer noções de educação financeira em casa é um presente que durará a vida toda para os seus filhos. Com paciência, orientação e exemplos práticos, você pode ajudá-los a desenvolverem habilidades financeiras essenciais que os prepararão para o sucesso financeiro no futuro – contribuindo para um ambiente que vai muito além da sua família.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



28 de fevereiro de 2024

0 respostas em "Educação financeira começa em casa: veja 5 maneiras de ensinar seus filhos sobre o assunto!"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!