Entenda o que são investimentos prefixados, pós-fixados e híbridos

Você sabia que, em tempos de taxa Selic alta, a busca por títulos de renda fixa normalmente é maior? 

Sendo assim, se você quiser investir em renda fixa e escolher títulos que combinam com as suas necessidades, é importante entender o que são investimentos prefixados, pós-fixados e híbridos. Afinal, cada alternativa funciona melhor para um objetivo, certo?

Se você quer aprender as características e como funcionam os investimentos em renda fixa, confira as informações a seguir!

O que são investimentos prefixados?

Um investimento prefixado é um título que, no momento da aplicação, permite que você saiba exatamente quanto o dinheiro renderá e quanto você vai ganhar no final do prazo acordado. Interessante, não é mesmo?

Por isso, esse investimento pode atrair investidores que têm um objetivo para uma data definida. Afinal, você já sabe que, ao aplicar um valor, vai receber uma rentabilidade já conhecida depois de determinado tempo. Porém, a escolha desse título exige que, antes, você entenda detalhes sobre o seu funcionamento.

Acompanhe!

Como funcionam os investimentos prefixados?

Ao investir em um título prefixado, você vai ver que há uma informação sobre a sua rentabilidade em um percentual fixo. Por exemplo, 10% ao ano, 11% ao ano ou outra taxa.

Isso significa que, se você investir em um título prefixado com vencimento em quatro anos e rentabilidade de 10%, o seu dinheiro renderá 10% ao ano durante esse período se você mantiver o título até o seu vencimento, independentemente dos movimentos da economia.

Mas, ao investir nesse tipo de título, você também deve entender como está a inflação e quais são as projeções para ela. Isso é necessário porque, ao alocar seus recursos, o ideal é que a sua rentabilidade supere a inflação, concorda? Caso contrário, você vai perder poder de compra.

Imagine que você encontrou um investimento prefixado com uma rentabilidade de 9,5% ao ano. Porém, a inflação está em 12% e as projeções para os próximos anos é de que ela fique em 10%. Nesse caso, você não teria um ganho real porque a inflação superou sua rentabilidade, entendeu?

Por outro lado, se o título prefixado tem uma rentabilidade de 9,5% ao ano e as projeções são de que a inflação fique em 5% nos anos seguintes, o cenário tende a ser mais interessante.

Ainda, para garantir a rentabilidade acordada, você precisa levar o título prefixado até o vencimento. Se vendê-lo antes, a aplicação será negociada pelo preço de mercado — e esse, sim, se movimenta conforme a economia, podendo até ter rentabilidade negativa na venda antecipada do título, se as taxas de juros subirem muito.

Em geral, os investimentos prefixados funcionam melhor para objetivos de médio prazo. Isso acontece especialmente em situações nas quais a curva de juros está se invertendo, quando, após uma alta elevada dos juros, a expectativa é de queda.

Aqui o título prefixado pode ser atrativo, já que há a possibilidade de que o retorno combinado supere a média do mercado até o vencimento.

Quais são os principais exemplos de investimentos prefixados?

Ficou interessado em investir em um título com rentabilidade prefixada? Então saiba que você pode aplicar em alternativas como:

  • Tesouro prefixado;
  • Debêntures prefixadas;
  • CDB (certificado de depósito bancário) prefixado;
  • LCI (letra de crédito imobiliário) prefixada;
  • LCA (letra de crédito do agronegócio) prefixada;
  • entre outras.

O que são investimentos pós-fixados?

Agora que você já sabe o que são investimentos prefixados e como eles funcionam, vale conhecer os pós-fixados. Os investimentos pós-fixados, ao contrário dos prefixados, não permitem saber exatamente quanto você vai receber ao investir neles.

Isso porque eles seguem um indicador econômico. Ou seja, se o indicador está mais alto — como em 12% —, o título rende essa porcentagem. Já quando ele está mais baixo, como em 4%, a aplicação também segue o desempenho do índice.

Como funcionam os investimentos pós-fixados?

Os investimentos pós-fixados funcionam atrelados a um indicador econômico, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou a taxa Selic. Parece difícil? Não se preocupe, com um exemplo vai ser mais fácil entender.

Imagine que você investiu no Tesouro Selic, que é um título de renda fixa disponibilizado na plataforma do Tesouro Direto e que segue a taxa Selic. Quando ela sobe, a rentabilidade do seu investimento pós-fixado também aumenta e quando cai a rentabilidade do título também cai.

Então não há como saber exatamente qual vai ser o seu retorno no vencimento do título ou no dia do resgate do dinheiro. Porém, acompanhando o mercado financeiro, é possível estimar o comportamento desses índices para entender se eles vão subir, descer ou permanecer estáveis.

Esses títulos são os mais conservadores e indicados para quem está iniciando no mundo dos investimentos e para construção da reserva de emergência.

Quais são os principais exemplos de investimentos pós-fixados?

Se você busca opções de títulos pós-fixados para investir, você pode se interessar por aplicações como:

  • Tesouro Selic;
  • Fundos DI;
  • CDBs pós-fixados;
  • LCIs pós-fixadas;
  • LCAs pós-fixadas etc.

O que são investimentos híbridos?

Após conhecer os investimentos pré e pós-fixados, que tal unir as duas formas de rentabilidade em um mesmo título? Isso é o que acontece com as aplicações híbridas, que acompanham um índice de mercado acrescido de uma taxa prefixada anual fixa.

Saiba mais sobre eles!

Como funcionam os investimentos híbridos?

Um título híbrido é pós-fixado por um indexador, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por exemplo, somado a uma taxa prefixada. É o caso de um título que rende o IPCA + 5% ao ano.

Então, considerando esse exemplo, o seu investimento vai render a inflação mais uma taxa pré-determinada. Essa opção pode ser adequada para quem quer garantir que o dinheiro não perderá poder de compra com o tempo.

Porém, em relação ao risco, vale ressaltar que, se você se desfizer do investimento antes do prazo acordado, pode perder dinheiro como nos títulos prefixados, já que a venda acontecerá pelo preço de mercado.

Ainda, investimentos híbridos podem ser adequados para objetivos de longo prazo. Então se você deseja investir para sua aposentadoria, por exemplo, um título IPCA+ pode ser uma opção. Com ele, você ganhará uma taxa fixa por ano acima da inflação.

Quais são os principais exemplos de investimentos híbridos?

Caso queira investir em alternativas de rentabilidade híbrida, saiba que existem diversas opções. O Tesouro IPCA+ é uma das mais conhecidas, mas as outras alternativas que você conheceu nesse post também podem ter esse tipo de rendimento — como CDBs híbridos, LCIs híbradas, LCAs híbridas, debêntures híbridas etc.

Qual alternativa escolher na hora de investir?

Percebeu como cada título possui características distintas? Logo, não existe um título que seja melhor que o outro. A escolha vai depender dos seus objetivos, do seu horizonte de investimento e do seu perfil de investidor.

Afinal, cada título funciona melhor para determinados planos e prazos. Portanto, com base nos seus objetivos, avalie qual ou quais fazem mais sentido para o que você precisa e para sua carteira de investimentos.

Como você viu ao longo deste artigo, existem diferentes tipos de títulos na renda fixa: os investimentos prefixados, pós-fixados e híbridos. Como cada um deles possui características próprias, você deve analisar essas questões no momento de investir.

As informações apresentadas foram úteis? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Este conteúdo ajudou você? Entre e deixe sua opinião

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



1 de novembro de 2022

9 respostas em "Entenda o que são investimentos prefixados, pós-fixados e híbridos"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!