Entenda por que a vacina contra a dengue é tão importante

Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,6 milhões de pessoas foram infectadas pela dengue. Agora estamos na estação do ano em que mais devemos ter atenção!

Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,6 milhões de pessoas foram infectadas pela dengue. Agora estamos na estação do ano em que mais devemos ter atenção, pois as altas temperaturas, assim como as chuvas, são ambientes favoráveis para a proliferação do Aedes aegypt (conhecido mosquito da dengue), transmissor também da Zika e Chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde do dia 1 a 15 de janeiro deste ano, foram registrados 55.859 de dengue no país, com seis mortes.

Já temos a vacina da Dengue, mas ela ainda não está disponível em amplo acesso. Denominada “Qdenga”, ela está disponível na rede particular, com um valor que varia em média R$ 300 e R$ 500, de acordo com a Anvisa, mas possui uma lista de prioridades entre as pessoas que devem recebê-la. A previsão é que o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilize a vacina em fevereiro de 2024, mas em algumas cidades do Mato Grosso ela já está disponível. Além disso, está sendo desenvolvida também pelo Butantan outra vacina contra a dengue que tem previsão para ficar pronta em 2025.

Os testes clínicos, que estão na fase 3, já mostraram eficácia de cerca de 80%. A vacinação é primordial para o combate da Dengue, que pode ser fatal. A diferença entre esses dois imunizantes é que a “Qdenga’ precisa de duas doses para fazer efeito e outro que está sendo desenvolvido é para ser dose única. As notícias são positivas, mas o cuidado da população deve continuar.

Confira algumas dicas de cuidados:

– Eliminar objetos com água parada: o mosquito pode depositar seus ovos em diferentes lugares, tais como lixo e potes. Não deixe água parada independentemente da exposição ao sol.

– Cuidado com as piscinas: e para quem tem piscinas, a esvazie sempre que não estiver em uso, ou mantenha uma manutenção de limpeza frequente.

–  Feche depósitos de água: certifique-se de que as caixas d’agua estão bem fechadas, sem nenhuma fresta por onde o mosquito possa entrar.

– Telas de proteção: coloque proteção de telas em janelas e portas para prevenir que mosquitos entrem quando elas estiverem abertas.

– Mantenha os prantos dos vasos de plantas com areia para evitar acúmulo de água.

– Também mantenha o pátio ou área comuns limpos para prevenir potenciais criadouros.

Tome os cuidados necessários e, a sentir qualquer sintoma, procure um médico ou uma unidade de saúde para tratamento. Os sintomas da Dengue costumam aparecer entre 2 a 4 dias depois de infectado pelo mosquito, sendo os mais comuns febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, fadiga, dor musculares e manchas vermelhas no corpo.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



0 respostas em "Entenda por que a vacina contra a dengue é tão importante"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!