INSS muda regra de pontuação para 2023

A medida faz parte da reforma da Previdência Social que estabelece uma mudança anual na pontuação

A reforma da Previdência Social, realizada em 2019, prevê ajustes na regra de pontuação anualmente. Então, fique atento se for planejar se aposentar em 2023 para fazer seu pedido no tempo certo. A mudança para o próximo ano é que homens deverão ter pelo menos cem pontos; já mulheres precisarão acumular ao menos 90.

O cálculo é feito considerando um ponto a cada ano de idade e a cada ano de contribuição. Na prática, por exemplo, uma segurada de 60 anos e 30 anos de contribuição tem 90 pontos. Se ela pretende se aposentar em 2023, já possui a pontuação mínima. A reforma estabelece ainda que a pontuação mínima suba uma unidade a cada ano até 2028, quando o requisito será de 105 pontos para homens, e que continue subindo para as mulheres, até chegar aos 100 pontos em 2033.

Essa mudança faz parte da regra de pontuação da reforma, mas você pode se enquadrar em alguma das outras regras de transição – pedágio de 50%, pedágio de 100%, idade mínima progressiva ou aposentadoria por idade. As medidas foram criadas com o intuito de diminuir os prejuízos às pessoas que já acumulavam contribuições antes da nova lei.

Mas é preciso se atentar para fazer o cálculo corretamente. Uma dica é utilizar o aplicativo Meu INSS, que disponibiliza um simulador que ajuda nesse cálculo. Porém, também recomendamos fazer um planejamento previdenciário individual para verificar qual a regra que você se encaixa.

A reforma forçou uma mudança na mentalidade da população em relação ao planejamento financeiro para o futuro. Levando em consideração que, conforme a OMS – Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos, e a expectativa de vida saudável, de 65,4 anos, as pessoas têm tido mais preocupação em planejar a velhice e juntar dinheiro para isso e a Previdência Privada tem sido uma alternativa bastante buscada. Por isso, você não precisa depender apenas da Previdência Social para garantir sua renda no momento da aposentadoria. Planos de previdência são ótimas formas de garantir um complemento de renda. Essa modalidade de investimento tem sido cada vez mais procurada por brasileiros que visam proteger-se financeiramente e não passar perrengue no momento em que pararem de trabalhar. Então, já sabe, pensar no futuro levando em conta a longevidade é fundamental.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Comente abaixo e compartilhe o que você pensa sobre o assunto e divulgue para seus colegas!

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



27 de dezembro de 2022

0 respostas em "INSS muda regra de pontuação para 2023"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!