O que você talvez não saiba que o SUS oferece

Mesmo com várias questões complexas, o que não falta no Brasil são vieses positivos: nosso povo é extremamente hospitaleiro e alegre, as riquezas naturais são de tirar o fôlego e potencial econômico nunca faltou. Claro, a lista é extensa e não significa que a de vieses negativos também não seja, mas não podemos deixar de falar da existência do Sistema Único de Saúde no nosso país, também conhecido como SUS, que fornece assistência médica para a população de forma gratuita.

Significa que, ao redor do mundo, várias populações, além de enfrentarem doenças, complicações e acidentes, também precisam encarar a insegurança financeira diante das despesas médicas. Nos Estados Unidos, de uma consulta médica simples até uma diária de internação, em média os gastos podem ir de U$ 200 a 4 mil dólares (dependendo, obviamente, de cada instituição hospitalar) – e nem sempre os planos de saúde cobrem essas despesas.

Não são mil maravilhas: infelizmente a realidade nem sempre condiz com a verdadeira intenção de funcionamento desse sistema. São filas imensas, prazos intermináveis de espera para agendamentos de consultas, cirurgias e procedimentos, verbas desviadas que acabam fazendo falta para a população, enfim, no fim do dia nenhum sistema é perfeito.

Mesmo tendo muito a melhorar, o SUS é capaz de proteger a nossa população de várias formas diferentes: oferecendo atendimento médico gratuito, vacinação, procedimentos cirúrgicos (incluindo transplantes de órgãos), tratamento para doenças crônicas etc.

O que nem todos conhecem são os outros tipos de amparo que ele alcança:

– Medicamentos gratuitos: o SUS oferece uma lista abrangente de medicamentos gratuitos para uma variedade de condições médicas, desde hipertensão e diabetes até doenças crônicas mais complexas. Isso permite que pessoas que não podem arcar com os custos dos medicamentos recebam o devido tratamento.

– Programas de prevenção e promoção da saúde: o SUS não se limita apenas ao tratamento de doenças, mas também investe em programas de prevenção e promoção da saúde. Isso inclui campanhas de conscientização sobre hábitos saudáveis, distribuição de preservativos e orientação nutricional, entre outros.

– Assistência odontológica: sim, o SUS também oferece serviços odontológicos gratuitos, incluindo consultas, tratamentos de canal, extrações e até mesmo próteses dentárias em alguns casos.

– Apoio psicológico e psiquiátrico: o SUS oferece atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para pessoas que necessitam de acompanhamento emocional e tratamento de transtornos mentais. Isso inclui consultas com psicólogos e psiquiatras, terapias em grupo e acesso a medicamentos psicotrópicos.

– Próteses e órteses: para pessoas com deficiência física ou que sofreram amputações, o SUS fornece próteses e órteses gratuitamente. Isso inclui desde próteses de membros superiores e inferiores até órteses para correção de deformidades e melhorias na mobilidade.

– Tratamento para dependentes químicos: o SUS oferece programas de tratamento para dependentes químicos, incluindo internação em clínicas de reabilitação, acompanhamento psicológico e grupos de apoio. O objetivo é ajudar os indivíduos a superarem o vício em substâncias como álcool e drogas ilícitas.

– Atendimento domiciliar: para pacientes que têm dificuldade de se locomover até um hospital ou centro de saúde, o SUS oferece serviços de atendimento domiciliar. Isso inclui visitas de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para monitorar o estado de saúde do paciente e fornecer os cuidados necessários em casa.

Portanto, se você ainda não conhecia todas essas coisas que o SUS oferece, saiba que tem a sua disposição uma gama de serviços e cuidados médicos essenciais, garantindo o direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



0 respostas em "O que você talvez não saiba que o SUS oferece"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!