Os 3 R’s: Para o Menino Maluquinho, um mistério, para nós, um princípio urgente

Reduzir, reutilizar e reciclar: talvez nunca tenha sido tão latente a necessidade de se aplicarem esses verbos no dia a dia, e foi nesse timing perfeito que Nath Finanças lançou em parceria com o desenhista e escritor Ziraldo um livro chamado “O Mistério dos 3 R’s”.

Quem nunca ouviu falar sobre os 3 R’s? Reduzir, reutilizar e reciclar. Talvez nunca tenha sido tão latente a necessidade de se aplicarem esses verbos no dia a dia, tanto de pessoas, quanto de empresas. E foi nesse timing perfeito que Nath Finanças, criadora de conteúdo sobre educação financeira, lançou em parceria com o desenhista e escritor Ziraldo um livro chamado “O Mistério dos 3 R’s”.

Na obra, nosso Menino Maluquinho, tão querido entre os brasileiros, passa por um imprevisto junto da sua turma. Nath Finanças atende ao chamado do Maluquinho e traz dicas importantes sobre o mistério dos 3 R’s da Sustentabilidade. Esse projeto traz ensinamentos para toda a família, não só para adultos, sobre planejamento para conquistar objetivos e realizar metas.

Mas e fora do Universo do Menino Maluquinho, por que ainda não estamos contemplando essas práticas de forma mais intensificada no nosso dia a dia?

Bom, em suma, reduzir, reutilizar e reciclar minimiza o impacto ambiental e promove a conservação de recursos naturais. Podemos observar cuidadosamente o impacto de cada um dos R’s.

“Reduzir” é o primeiro passo: aqui, você avalia as suas necessidades e pondera quais são reais e quais não são. Você se dispõe a repensar seus hábitos de consumo e se propõe a diminuir o que é excessivo. E, claro, não significa apenas comprar menos, e sim ser criterioso ao escolher produtos que tenham menor impacto ambiental, que ofereçam embalagens sustentáveis e que evitam desperdícios.

Fazendo uma projeção, se todos nós reduzíssemos, a diminuição da quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários seria uma realidade.

“Reutilizar” é o segundo passo: hora de dar uma segunda chance aos objetos ao invés de descartá-los após usar só uma vez. Você pode se surpreender com os novos propósitos que vários objetos podem ter, desde o conceito mais tradicional de reutilização, até o mais criativo. Prepare-se para doar roupas, reutilizar embalagens, restaurar móveis e pesquisar alternativas criativas para prolongar a vida útil dos objetos. Isso pode se tornar inclusive divertido.

Se todos nós incorporássemos a reutilização profundamente no nosso dia a dia, teríamos não só a redução da quantidade de resíduos, mas também a conservação de energia e recursos para a produção de novos produtos. Uma outra consequência desse hábito é a de valorizar mais os itens que são duráveis e deixar de lado a cultura do descarte.

“Reciclar” é o terceiro passo dos 3 R’s e envolve a transformação de materiais descartados em novos produtos, recriados do zero. A reciclagem é uma maneira eficaz de lidar com resíduos e minimizar a extração de recursos naturais. Você pode separar materiais como papel, plástico, vidro e metal para que sejam reciclados e reintroduzidos no ciclo de produção.

Mais reciclagem significa menos resíduos em aterros sanitários, mais economia de energia e mais recursos naturais, sem a poluição associada à produção de novos materiais. É uma abordagem tangível para fechar o ciclo de vida dos produtos e reduzir a pegada ecológica.

“Pegada Ecológica” é um termo que se refere a uma metodologia de contabilidade ambiental que leva em conta a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.

Quanto maior é a pegada ecológica, maior é o impacto causado.

Adotar os princípios dos 3 R’s é uma responsabilidade compartilhada que, convenhamos, não é tão complexa para adotarmos no nosso dia a dia. Vale lembrar a teoria elaborada pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, que sugere que cada pessoa precisa de pelo menos 21 dias para criar hábitos.

Pode ser que 21 dias estejam nos separando de uma preservação do meio ambiente conquistada de maneira mais estável e gradual, criando um legado mais verde para as gerações futuras. O poder de mudança está em nossas mãos, e a sugestão que fica é começar pelos 3 R’s em direção a um planeta mais saudável, com cidadãos mais responsáveis.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



5 de dezembro de 2023

0 respostas em "Os 3 R's: Para o Menino Maluquinho, um mistério, para nós, um princípio urgente"

Deixe uma mensagem

© 2023 - Previdência BRB - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!